Pesquisar

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Poluição: Caminhões

Dos 6 milhões de veículos registrados na cidade de São Paulo, apenas 380 mil (6,4%) são movidos a diesel, mas são eles os que mais emitem gases e partículas nocivas à saúde. Dos 15.738.241 de toneladas de dióxido de carbono ou seu equivalente em outros gases que causam o aquecimento global, 3,5 milhões provêem do óleo diesel, apesar da frota diminuta, enquanto a gasolina responde por 3,8 milhões de toneladas de CO2.
Na origem do problema está um dos piores combustíveis do mundo fornecidos pela Petrobrás (o diesel brasileiro numa cidade como São Paulo ainda tem 500 partes por milhão de enxofre e 2.000 ppm nas áreas rurais, ante 10 ppm na Europa e 15 nos Estados Unidos). Com a gasolina também de qualidade inferior, 97% do monóxido de carbono emitido na capital paulista provem dos veículos. O monóxido não é um gás-estufa, mas é altamente prejudicial à saúde.
Somados, gasolina e diesel representam 46,6% das emissões de gases de efeito estufa em São Paulo, ou 7,33 milhões de toneladas de CO2. Se forem consideradas somente as emissões de uso de energia fóssil, essa parcela sobe para 68,3%.
A poluição em São Paulo é um grave problema de saúde pública, ainda assim, caminhões e ônibus, os principais agentes poluidores do ar da cidade seguem circulando fora dos padrões exigidos pela legislação. A inspeção ambiental veicular, que passou a ser obrigatória este ano na capital paulista, reprovou até agora 32% dos caminhões e 23% dos ônibus movidos a diesel, por emitirem gases e partículas acima do que determina a lei. De acordo com dados do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vive-se em média 1,5 ano a menos no município do que em cidades com ar menos poluído.
Desde maio, os veículos a diesel registrados em São Paulo passam, obrigatoriamente, pela inspeção. Já foram analisados 11.958 veículos leves e ônibus, com 77% de aprovação. Os caminhões começaram a ser inspecionados mais recentemente: dos 558 testados, 68% foram aprovados.