Pesquisar

domingo, 5 de outubro de 2008

Papa: Nações “ricas em fé e em vocações” estão perdendo identidade

Por: Riselda Morais

“Nações ricas em fé e em vocações agora perdem sua própria identidade sob a influência nociva e destrutiva de certa cultura moderna”, afirmou o Papa Bento XVI, neste domingo (05/10) durante a homilia da missa que celebrou na Basílica de São Paulo Extramuros, com a qual abriu a 12ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo de Bispos.
A missa foi concelebrada por 52 cardeais, 45 arcebispos, 130 Bispos, 85 Presbíteros e 14 membros da Igreja Ortodoxa.
Segundo o Papa na cultura moderna há quem diga que ”Deus Morreu” e quem se declare “Deus”. O Papa perguntou se “Quando se elimina Deus do próprio horizonte é possível ser feliz” e em seguida respondeu que “no fim o homem acaba mais sozinho, e a sociedade fica mais dividida e confusa.
"A mensagem de consolo que recolhemos dos textos bíblicos é a certeza de que o mal e a morte não têm a última palavra, mas que, no fim, Cristo vence. Sempre! A Igreja não se cansa de proclamar esta boa nova", disse o Papa e acrescentou que este anúncio será renovado de forma significativa durante toda a 12ª Assembléia do Sínodo dos Bispos.
A finalidade do Sínodo é "favorecer uma estreita união e colaboração entre o papa e os bispos de todo o mundo" e os trabalhos serão realizados durante as próximas semanas.
Do Sínodo, participarão 253 religiosos, dos quais 90 são da Europa, 62 da América, 51 da África e nove da Oceania.
Os Bispos católicos estão preocupados com o desconhecimento da Bíblia por parte dos fiéis e alertam para o perigo de várias “interpretações fundamentalistas” ou “equivocadas” do Antigo e do Novo Testamento.
O lema do Sínodo é “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja” e o principal objetivo dos Bispos é decidir como se pode corrigir o desconhecimento entre os fiéis, “superar a indiferença, a ignorância e a confusão sobre as verdades da fé acerca da Palavra de Deus”.