Pesquisar

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Doação de leite materno traz benefícios para o bebê, para a mãe e para o hospital

A Secretaria da Saúde iniciou dia 1º de outubro uma campanha de sensibilização para convocar doadoras de leite de todo o Estado. Mulheres em período de amamentação, com excesso de leite, podem procurar um dos postos localizados na Grande São Paulo ou no interior.
O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros ou a bebês que não podem amamentar.
"Contamos com a colaboração e solidariedade das mães que estão amamentando e podem doar. O que para você pode ser apenas leite, para a criança é vida" explica Maria José Guardia Mattar, coordenadora do banco de leite humano do Hospital Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros.
Na capital, o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros está à procura de novas doadoras para manter o estoque, que está em queda por conta da proximidade do final do ano, quando as mulheres viajam de férias.
As doadoras têm de ser saudáveis e estar em período de amamentação de seus bebês. A coleta é feita diariamente pela equipe do Banco de Leite, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Em visitas às mães, a equipe dá orientações sobre higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto. Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico-químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês.
Vantagens
Para a Mãe: menor sangramento, o peso volta mais rapidamente, pode reduzir câncer de mama, de ovários e osteoporose, maior período de amenorréia e espaçamento entre gestações, aumenta o vínculo mãe e filho, maior praticidade e satisfação.
Para o Bebê: alimento completo tanto nutricional como imunológico, protege de infecções, de processos alérgicos e de doenças crônicas, maior vínculo afetivo e desempenho nos testes de inteligência, previne problemas ortodônticos e fonoarticulatórios, maior período de amamentação com diminuição da morbidade e mortalidade infantil e menor risco de maus tratos e abandono.
Para a Família: melhor qualidade de vida, mais prático, econômico, melhor vinculo familiar, menor gasto com doenças e com a economia maior investimento em outros alimentos e bens de consumo da família.
Para o Hospital: menos internações por doenças infecciosas, menos infecções cruzadas e menor índice de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar e com alojamento conjunto há maior aproveitamento de espaço e da equipe para orientações e cuidados, melhor qualidade de assistência e melhor prestígio hospitalar.
Vantagens para Sociedade e Meio Ambiente: melhor qualidade de vida, menos falta ao trabalho materno, menos doenças infantis, menor mortalidade infantil, economias diversas de importações e menor dano ecológico com melhor qualidade do ar atmosférico.
A introdução de Alimentos Artificiais precocemente além de favorecer o desmame precoce, aumenta a morbidade e mortalidade infantil, e a mulher perde os benefícios da amamentação contra doenças crônicas.
Bancos de Leite Humano
1. Centro de Referência de São Paulo/Hospital Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros – Fone: (11)2692-4068
Avenida Celso Garcia, 2477 – 3º andar - Belenzinho – São Paulo
2. Hospital Maternidade Interlagos
Rua Guaiuba, 312 - Interlagos
3. Hospital Ipiranga
Avenida Nazaré, 28 – 7º andar – São Paulo
4. Conjunto Hospitalar do Mandaqui
Rua Voluntários da Pátria, 4301 – São Paulo
5. Hospital Regional Sul
Rua Gen. Roberto Alves de Carvalho Filho, 270 – Santo Amaro
6. Hospital do Servidor Público Estadual
Rua Pedro de Toledo, 1800 – 1º andar – Ibirapuera – São Paulo
7. Hospital Geral de Vila Penteado
Avenida Ministro Petrônio Portela, 1642 – São Paulo