Pesquisar

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Os sintomas da TPM podem ser combatidos com boa alimentação

Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação.
Estima-se que cerca de 30% das mulheres queixam-se dos sintomas típicos da Tensão Pré-Menstrual, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Os sintomas podem ser inchaço, dor nas pernas, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios) ou irritação - ou dois ou mais sintomas juntos.
Pode ser mais fácil do que se imagina conseguir o alívio destes sintomas, pois quase todos têm alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação, que podem estar em excesso ou em escassez. Para isso, só são necessários alguns ajustes para que o benefícios apareçam.
Nervosismo, irritabilidade, depressão e choro, são causados pelas baixas do cálcio e da vitamina B6 no organismo da mulher, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar dinheiro com medicamentos, é melhor optar pelos alimentos simples e que têm fácil acesso.
O cálcio é encontrado no leite e seus derivados (prefira os desnatados). Salmão, folhas verdes e tofu também são uma boa escolha.
A vitamina B6 é encontrada nas carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho.
Sabe aquela vontade incontrolável de comer chocolate? O causador é a ausência de magnésio nas células, que além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância prejudica também a absorção do cálcio. Como o cacau é rico nesse nutriente, o organismo acaba pedindo o doce, para tentar reverter o quadro. Mas tome cuidado, o chocolate não é indicado como remédio e sua ingestão deve ser moderada.
Os ácidos graxos são essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico), que são encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (melancia, melão, alcachofra, etc) também é recomendado para diminuir a sensação de peso e edemas.
É recomendável consumir esses alimentos durante o mês inteiro, mas se isso não for possível, inicie o consumo por volta de 10 a 15 dias antes da menstruação.
Assim como existem os alimentos benéficos, há também aqueles que podem agravar os sintomas da TPM. Os grandes vilões são os ricos em açúcar, em gordura, em álcool, sal e cafeína.
Segundo especialistas em nutrição, o excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, conseqüentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. O álcool também pode causar hipoglicemia.
A ingestão de alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas, pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.
A cafeína aumenta a tensão e sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mulheres que sofrem com a Tensão Pré Menstrual. Quem tem problemas de retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) não deve consumir sal.