Pesquisar

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aprenda como tratar unhas fracas

Se você já fez tudo o que sua manicure aconselhou, desde os tradicionais óleos de cravo aos esmaltes escuros, e nada de suas unhas ganharem resistência, e a cada dia que passa elas ficam ainda mais frágeis e quebradiças. Não se engane, pois os motivos podem variar desde o uso constante de produtos químicos (como detergente) a problemas alimentares.
Além de proteger os dedos de impactos traumáticos, as unhas auxiliam também para pegar objetos e ajudam o tato. São compostas basicamente de queratina e seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. A acetona ou qualquer outro tipo de removedor de esmalte ressecam as unhas o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
A velha mania feminina de manter as mãos sempre bem feitas e com esmalte podem ressecar as unhas.
O ideal seria não pintá-las todas as semanas e hidratá-las sempre. Para quem não consegue fazer isso, uma boa dica é retirar o esmalte dois dias antes de se fazer as unhas e hidratar bem as mãos.
Mas o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único fator a danificar as unhas.
Tirar a cutícula deve ser sempre evitado, pois é ela quem protege a matriz da unha e impede que bactérias e fungos penetrem. Quando a matriz é danificada, infecções, defeitos graves e até definitivos podem aparecer.
É importantes que as unhas estejam sempre protegidas por luvas. Os profissionais que dependem diretamente das mãos, como cozinheiros, lavadeiras e digitadores, estão suscetíveis a traumas que podem danificar as unhas.
Tratamentos e cuidados
Para quem vai na manicure toda semana e reclama de unhas fracas, uma boa alternativa é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de uréia. Produtos como esmaltes fortalecedores e óleos são úteis, mas nem sempre suficientes.
Há a opção de bases fortalecedoras formuladas pelo dermatologista, que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.
A alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Se há falta de nutrientes no organismo, ele tende a direcionar o pouco que têm para órgãos essenciais e deixar de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo.
Sinais de que suas unhas estão fracas:
-Descamação com início na ponta das unhas
- Unhas quebradiças
-Unhas finas, que dobram fácil
-Unhas com aspecto poroso