Pesquisar

terça-feira, 10 de junho de 2008

No Brasil: 66 mil aguardam a doação de órgãos

O Brasil tem uma lista de espera de 66 mil pacientes que precisam de algum tipo de transplante e apenas 15 mil operações desse tipo são feitas anualmente.
Segundo o coordenador nacional do Sistema de Transplantes do Ministério da Saúde, Abrahão Salomão Filho, o Brasil é o terceiro país do mundo melhor preparado para fazer transplantes, depois dos Estados Unidos e China. A dificuldade maior para a obtenção de doações é que a decisão precisa ser tomada individualmente pelos brasileiros. Para o médico, embora tenha registrado pequeno crescimento nos últimos anos, as doações ainda estão abaixo do ideal.
Há uma lista nacional com a demanda por doações e os Estados têm centrais para recebimento de órgãos. Se um Estado, no entanto, não tiver hospitais aparelhados para utilizar um determinado órgão, ele é encaminhado a uma central nacional, que funciona no aeroporto de Brasília, junto à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
"A legislação em torno do assunto é muito rigorosa, a equipe tem que estar muito preparada, com médicos qualificados e dotados de equipamentos de qualidade", afirma o coordenador. Os hospitais têm interesse em trabalhar com transplantes, inclusive porque as remunerações nesta área, feitas por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), são razoavelmente compensadoras. Segundo ele, hospitais como o Albert Einstein, aqui em São Paulo, são destaque nacional da técnica de transplantes.
Os doadores em geral são vítimas de acidentes, que podem oferecer órgãos, tecidos, a medula óssea e o sangue. O Ministério da Saúde pede que os candidatos a doadores avisem à família que, em caso de morte, concordem com a doação. No Brasil, as doações só ocorrem com a permissão dos familiares.
A campanha do ministério alerta que "se você tem um doador na família, respeite a vontade dele. A importância da divulgação e conhecimentos da intenção das pessoas por parte de seus familiares em relação à doação de órgãos é fundamental no momento da autorização de uma doação".