Pesquisar

terça-feira, 10 de junho de 2008

Brasil: Um país auto-sustentável, será atingido pela crise mundial de alimentos?

Por: Riselda Morais

A crise mundial de alimentos e a inflação em nosso país, principalmente o aumento abusivo de preços nos produtos alimentícios, nos leva a refletir sobre a situação do povo brasileiro a partir de agora. - Seremos atingidos pela falta de alimentos? - Um país que tem uma campanha com o nome "Fome Zero" consegue levar o pão de cada dia à mesa de todos os brasileiros ou há brasileiros passando fome?
Especialistas acreditam que a crise alimentar não atingirá o Brasil e nem a maioria dos países latino-americanos, porque a América Latina produz 40% a mais de alimentos do que seria necessário para alimentar toda a sua população. É uma região autosustentável na produção de alimentos e é superavitária. Deixo a pergunta: - Se a crise alimentar não vai nos atingir, então porque houve essa elevação abusiva de preços nos produtos de gênero alimentício.
Se falta alimento na mesa do brasileiro hoje, não deve-se este fato a falta de produção farta de alimentos ou a sua qualidade, deve-se sim, a disponibilidade desses produtos chegarem aos consumidores de baixa renda, devido a má distribuição de renda, a inflação, os baixos salários, a falta de dinheiro da população mais pobre.
Há em nosso país, um contraste entre a pobreza da população e a riqueza por ele gerada e existe na América Latina o risco de que 15 milhões de pessoas voltem ao nível de pobreza extrema em função da alta de preços dos alimentos. Nosso país é um grande produtor agrícola, a agricultura familiar tem apoio, isso garante uma produção interna de alimentos, principalmente o feijão, o leite, a soja e tantos outros que são consumidos no mercado interno e exportados para outros países. No entanto, os bóias-frias não têm estabilidade de renda e este é um segmento que emprega cerca de 500 mil pessoas que trabalham em situações precárias para que os alimentos cheguem à nossas mesas. Pode ser que a crise de abastecimento não afete o Brasil, mas a elevação dos preços está afetando o bolso e a mesa dos brasileiros. Enquanto é grande a produção de frutas, verduras, legumes e grãos em nosso país, cada vez mais chefes de família e donas de casa vão às compras e se assustam com o preço dos alimentos.
Sendo nossa situação confortável, com programas de segurança alimentar, a situação de outros países preocupa a ONU (Organização das Nações Unidas) que insiste em afirmar que " Apesar de suas reservas monetárias, certos países correm o risco de não encontrarem alimentos para comprar" e pede mobilização imediata para garantir ajuda alimentar para 88 milhões de pessoas afetadas pela atual crise alimentar. A nível mundial, a produção de alimentos precisa ser aumentada em 50% até 2030, para fazer frente ao aumento da demanda e solucionar a crise.