Pesquisar

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PLANTE UMA ÁRVORE: Ajude São Paulo a Respirar

Lágrima de Cristo
A cultura do concreto em São Paulo, provocou uma diminuição da área verde, poucos parques, jardins, praças e pouquíssimas árvores ao longo das ruas e avenidas principalmente na Zona Leste.
As árvores, a natureza, o verde é fundamental para a qualidade de vida, para melhorar a qualidade do ar, produzir sombras, amenizar a poluição do ar e a temperatura, liberar oxigênio na atmosfera, aumentar a umidade do ar e absorver gás carbônico.
Para eliminar a cultura do concreto e deixar a cidade respirar, é necessário que todos nós adotemos ações em prol do verde, plantando uma árvore ou cuidando das já existentes, mas antes de plantar uma árvore em seu quintal, jardim ou calçada, procure conhecer a espécie, adaptação ao clima, tamanho da árvore quando adulta, tipo de fruto que produz, época da floração, diversidade e formas de manejo.
Observe e leve em consideração:
- A presença e a distância da fiação elétrica, dos canos de água e de esgoto, das edificações e placas de sinalização;
- A existência de uma boa área permeável ao redor do tronco, sem ser pavimentada, para que se possa garantir a irrigação e a absorção adequada de água e de adubo;
- A interferência na iluminação natural, pois caso a árvore seja plantada em local inadequado pode sombrear muito as residências locais.
Cerejeira
ÁRVORES DE PEQUENO PORTE
São aquelas cuja altura na fase adulta atinge entre 04 e 05 metros e o raio de copa fica em torno de 02 a 03 metros. São espécies apropriadas para calçadas estreitas (<>

ÁRVORES DE MÉDIO PORTE
São aquelas cuja altura na fase adulta atinge de 05 a 08 metros e o raio de copa varia em torno de 04 a 05 metros. São apropriadas para calçadas largas (> 2,5m), ausência de fiação aérea e presença de recuo predial. Aroeira-salsa, Falso-chorão, Quaresmeira, Ipê-amarelo-do-cerrado, Unha ou pata de vaca, Jacarandá.