Pesquisar

sábado, 29 de março de 2008

O Dengue: extermine este mosquito

Riselda Morais



Nos últimos dias temos acompanhado o drama vivido pelos moradores do Rio de Janeiro que enfrentam uma grande epidemia de dengue, até hoje já são 54 mortos pela doença e milhares de pessoas doentes, sendo detectados cerca de 84 casos da doença por hora.

Aqui em São Paulo não estamos imunes à doença, assim como não estamos livres de enfrentarmos uma epidemia da doença. Há aproximadamente duas semanas, encontrei um mosquito em minha casa, como não tenho nenhum objeto com água parada que possa servir como foco de reprodução e moro em condomínio procurei descobrir se mais alguém havia percebido algum mosquito, recebi uma resposta afirmativa, então liguei para o 156 apesar de ter sentido muita dificuldade em ser atendida, a terceira atendente registrou a ocorrência e me passou o protocolo nº 7488309, contactei a Secretaria de Saúde e a Superintendência de Vigilância de Saúde da região mas até o momento nenhuma equipe veio ao local para fazer a pulverização.

Ontem minha vizinha veio a minha casa com os três mosquitos da foto para eu ver se era da dengue, eles foram encontrados na guarita do condomínio e na casa dela. O foco de mosquitos pode estar a até um quarteirão (de cada lado) do local onde ele foi encontrado ou dentro do próprio condomínio, como posso descobrir sozinha? O fato é que todos nas proximidades estão com sua saúde ameaçada enquanto eu aguardo uma atitude do poder público.

O Aedes Aegypti é um mosquito de cor escura, rajado, com manchas brancas pelo corpo e pernas. É menor que o pernilongo e ao contrário do pernilongo comum, tem hábitos diurnos, ou seja, só pica durante o dia e não faz zumbido ao voar.

A única maneira de se prevenir ou erradicar a doença é combatendo e exterminando o mosquito transmissor do vírus e isto é feito através da eliminação de objetos que possam acumular água como pneus velhos, latas ou vidros vazios, tonéis abertos, caixas d'água abertas, vasos com plantas. O Aedes Aegypti só se desenvolve através de água parada e limpa.

Veja algumas dicas:

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa humedecida.

- Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

- Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.

-Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

- Vasilha de água dos cães devem ser devem ser lavados com buchas e detergentes e a água trocada diariamente.

-Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, bromélias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

Alguns dos sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e articulares (na juntas), dores de cabeça, dor atrás dos olhos, fraqueza, prostração, falta de apetite e após três ou quatro dias pode surgir manchas vermelhas na pele. A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdómen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.

Estou fazendo minha parte, faça a sua você também e converse com seus vizinhos e amigos para que eles façam a deles, assim... exterminaremos o mosquito e erradicaremos a doença.