Pesquisar

sábado, 15 de março de 2008

Cerca de 100 milhões de raios atingem o Brasil, por ano, saiba como se proteger

Riselda Morais

O Brasil é atingido anualmente, por cerca de 100 milhões de raios, que possuem uma intensidade média de 40.000 ampères, isto é, 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residências. Quando os raios atingem objetos causam danos, queimam computadores, aparelhos eletrônicos e também há interrupção de energia. Os prejuízos causados por raios aqui na capital paulista são da ordem de centenas de milhões de reais por ano, mas além de prejuízos financeiros os raios podem atingir as pessoas, causando graves ferimentos e até mesmo matando, em todo o País cerca de 200 pessoas morrem, por ano, atingidas por raios.
Quando uma pessoa é atingida por um raio, pode sofrer uma parada cardíaca e respiratória, nesses casos a pessoa tem chances de sobrevivência, desde que receba atendimento imediato, com massagem cardíaca e respiração artificial, boca a boca. O índice de sobrevivência é um para cinqüenta. Diante desta realidade é importante se proteger. Durante a tempestade evite ficar próximo às árvores, descalço, dentro d’água, em lugares altos, se possível fique dentro de casa.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil registrou dez ocorrências de acidentes com raios, no período de 1º de dezembro de 2007 e 25 de fevereiro deste ano, aqui em São Paulo.
Os acidentes provocaram a morte de 13 pessoas, com idade entre 8 e 59 anos, sendo 9 homens e quatro mulheres, e deixou seis pessoas feridas, sendo um homem e cinco mulheres.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil avalia que, por desconhecimento ou por não acreditar que os raios matem, as pessoas deixam de observar cuidados simples, como nunca permanecer em local descampado durante as tempestades e alerta que descargas elétricas ocorrem na maioria dos temporais. O raio pode alcançar duas ou mais vezes o mesmo lugar e normalmente atinge o objeto mais alto de cada área e recomenda que durante a tempestade:
• Abrigue-se em uma casa, edifício ou instalação subterrânea, como o Metrô, por exemplo. Caso esteja em veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas.
• Evite lugares abertos: estacionamentos, praias, campos de futebol.
• Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente.
• Mantenha distância de objetos altos e isolados (árvores, postes, quiosques, caixa d’água, etc).
• Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos - tratores, escadas, cercas de arame.
• Evite soltar pipas e não transporte objetos como canos e varas de pesca
• Não ande de motocicleta, bicicleta ou a cavalo.
• Se não houver abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar. Não deite no chão.
• Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica: televisores, geladeiras e fogões.
• Não utilize o telefone (a menos que seja s/ fio ou celular).