Pesquisar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Aquecimento Global (Por:Riselda Morais)


O aquecimento global é uma realidade preocupante para quem pensa no amanhã, em seus descendentes. Os rios poluídos, o desmatamento da Amazônia, o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar, as Tissunames, os animais extintos ou ameaçados de extinsão, os deslizamentos de terra, os furacões, tornados e muitos outros desastres naturais são resultado da ação do homem interferindo na natureza.
Aqui no Brasil, sempre enchemos a boca para dizer que este é um País abençoado por Deus, não temos furacões, vulcões, terremotos, maremotos, mas a nossa realidade já vem mudando há alguns anos, precisamos parar e observar para percebê-las, e claro, fazermos algo e contribuirmos para a preservação de nossos recursos naturais. Já tivemos tempestades tropicais, terremotos com vítimas e freqüêntes leves tremores de terra.
Aqui em São Paulo o verão tem cara de outono, inverno, faz frio e chove sem parar, fazem-se as quatro estações em um mesmo dia, com os temporais muitas pessoas ficam desabrigadas, faz-se muitos pontos de alagamentos e complica o trânsito, carros e casas ficam embaixo d'água enquanto no Nordeste as pessoas e animais sofrem com a falta d'água.
Podemos contribuir para a preservação da natureza com atitudes simples no dia-a-dia. Não jogando óleo na pia, por exemplo, um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água, o óleo jogado pelo ralo polui os rios e a terra. Uma garrafa pet ou um filtro de cigarro pode levar cem anos para se deteriorar na natureza; o lixo jogado nas ruas polui rios e mananciais, tornando a nossa água doce imprópria para o consumo, logo encarece a que compramos. Se cada cidadão separar seu lixo para reciclagem (garrafas, plásticos, vidros, embalagens em geral) do orgânico já estará contribuindo e muito com a preservação.
Não jogar entulhos e lixos às margens de córregos e rios também evita enchentes, uma vez que o lixo obstrui os buieiros e bocas-de-lobo, provoca os alagamentos que prejudica tanto o paulistano.
Na foto acima, eu estou venstindo uma camiseta ecologicamente correta, acreditem... ela é feita de poliester proveniente de reciclagem de garrafas Pet. É macia, suave ao toque e confortável.
Faça você também, algo que preserve a natureza, a fauna, a flora, os rios e mananciais, o nosso bem estar e o bem estar de nossos descendentes, vivendo em harmonia com tudo que Deus nos concedeu gratuitamente!